Por Laura Haga Calvo e Miguel Rosim Capi
Introdução:
Desde os tempos antigos, o ser humano procura formas de reutilizar a água da melhor forma possível, controlando as perdas e gerando assim maior aproveitamento desse recurso tão necessário para a nossa sobrevivência.
Formas de reuso:
Existem várias formas de reutilizar a água, seja por pequenas ações cotidianas, ou por processos de tratamento em grandes estações de limpeza, todos podemos contribuir para o racionamento.
Tipos de reuso:
· REÚSO INDIRETO PLANEJADO:
Ocorre quando os efluentes, depois de tratados, são descarregados de forma planejada nos corpos de águas superficiais ou subterrâneas, para serem utilizadas de maneira controlada, no atendimento de algum uso benéfico. Esse reuso é planejado, pois há toda uma análise para que essa água descartada não entre em contato com uma água contaminada após retornar ao meio ambiente.
· REÚSO DIRETO PLANEJADO:
Acontece quando os efluentes, após tratados, são encaminhados diretamente para o local onde serão reutilizados, não sendo descarregados no meio ambiente. É o caso com maior ocorrência, destinando-se a uso em indústria ou irrigação.
Destinos da água reutilizada:
Irrigação paisagística: parques, cemitérios, campos de golfe, faixas de domínio de auto-estradas, campus universitários, cinturões verdes, gramados residenciais.
Irrigação de campos para cultivos: plantio de forrageiras, plantas fibrosas e de grãos, plantas alimentícias, viveiros de plantas ornamentais, proteção contra geadas.
Usos industriais: refrigeração, alimentação de caldeiras, água de processamento.
Recarga de aquíferos: recarga de aquíferos potáveis, controle de intrusão marinha, controle de recalques de subsolo.
Usos urbanos não-potáveis: irrigação paisagística, combate ao fogo, descarga de vasos sanitários, sistemas de ar condicionado, lavagem de veículos, lavagem de ruas e pontos de ônibus, etc.
Finalidades ambientais: aumento de vazão em cursos de água, aplicação em pântanos, terras alagadas, indústrias de pesca.
Usos diversos: aquicultura, construções, controle de poeira, dessedentação de animais.
Reuso da água da chuva e seus benefícios:
A água coletada da chuva pode ser utilizada para diversos fins, como irrigação de pequenas plantações e outras ações que não necessitam de uma água totalmente pura e potável, por exemplo.
· Benefícios da coleta de água da chuva:
Sustentabilidade: A captação de água da chuva é um grande exemplo de consumo sustentável desse recurso. Assim, ao invés de utilizar água tratada para lavar pisos, o carro, calçadas e áreas comuns de prédios ou regar plantas, é possível aproveitar a água que corre das calhas. Sendo possível fazer todas essas tarefas sem agredir o meio ambiente.
Segurança em tempos de racionamento: O sistema de captação de água da chuva é, de certo modo, uma garantia de que esse recurso não faltará em períodos de racionamento e rodízios de água.
Auxílio na redução de enchentes: Em momentos de chuvas fortes, um volume considerável de água deixaria de escoar pelas ruas, córregos e sistemas de drenagem da cidade, evitando inundações.
Comments